sábado, 8 de outubro de 2016

Ogou Deus da Guerra

Ogou é uma Loa Nago (vindo da Nigéria). Podemos supor que quando o povo nagô chegou ao Haiti, todos os espíritos agruparam-se com Ogou. Isso é o porquê nós temos muitos Ogous que são conhecidos e que têm os nomes dos Orixás. Servimos Ogou Xangô, Ogou Batala, Osanj (Não Ogou Osanj).
Ogou tornou-se como um nome de uma família inteira de espíritos, estes formam uma Nação. Neste caso, a Nação Nagô. Alguns não são intitulado com o nome Ogou mas mesmo assim ainda são servidos dentro deste rito. Um exemplo disso é, novamente, Osanj. Osanj pode vir de Osain, um Orixá das folhas, pois eles têm as folhas em comum.
As pessoas têm Ogous pessoal e familiar também. Eu sei que um Houngan que serve um Ogou conhecido como Tako Ogou. Este Ogou veio de sua linha materna. Ele é muito antigo, diretamente de Ginen (África), explicou. Eu também tenho testemunhado outras pessoas que tornam-se possuídas por Ogous da família. Então você pode imaginar o quão grande é a Nação Nagô dentro do Vodú!
Alguns dos Ogou comumente conhecidos são Ogou Sen Jak, Ogou Yemsen, Ogou Badagre, Ogou Balindjo, e muito mais. Ogou Feray é definitivamente um Ogou que é amplamente servido, e eu diria que ele é um dos visitantes mais freqüentes. Ele é conhecido por ser marido de Ezili Freda.
Tudo isso, contudo, muitas vezes você vai ouvir: "Todos são Ogous Ogou". Mesmo que este ditado faz parecer bastante simples - e há muitos pontos em comum no serviço da Loa Ogou - há uma variedade de nuances que estão dentro do ritual da Loa Ogou.
Outra coisa que você pode também notar é que, em peristilos Vodu, existem pequenas variações quanto aos rituais de Ginen (da África). Tudo não é o mesmo em toda parte. Isso ocorre porque a tradição Vodu não permite algum espaço para a criatividade.
Todos os Ogous representam algum tipo de poder. Poder de criar, ou destruir. Ogou Balindjo rege sobre o poder de cura. Ele é um curandeiro e é conhecido por anular o veneno. Ogou Feray é uma Loa de guerra, de batalha. Ogou Badagre é um diplomata conhecido, ele governa sobre diplomacia.
Ogou diferentes também agem de maneiras diferentes durante a posse. Ogou Feray muitas vezes grita, Ogou Sen Jack tem uma voz tipo agudo feminino. No entanto, todos Ogous têm coisas em comum. Eles também bebem coisas diferentes, e podem ter Veves diferentes. Novamente, eles são uma família de espíritos. Não há nenhuma maneira que eu poderia enumerá-los todos aqui.
Ogou é por vezes referido como Orixá Nago, Nago Neg, Pwomene Gren, ou Papillon. Ogou muitas vezes é visualizado como um general militar.
Ogou também é o mestre do facão. Alguns Ogous pressionam a ponta do facão em seu próprio estômago e os dobra. Às vezes, ele pode bater na sua cabeça com o facão. Ele também pode bater, com o facão, os indivíduos a quem ele escolhe para castigar. Mesmo que ele pode fazer isso, a pessoa não é prejudicada. A pessoa não vai ter hematomas ou equimoses ou qualquer coisa do tipo. Vou passar aqui toda a informação para que você mesmo possa fazer um ritual básico para Ogou.
Ao se desejar a ajuda de Ogou, o melhor é ser capaz de incluir todos os seus detalhes no ritual. Vou postar aqui apenas algumas algumas informações gerais. Você pode fazer um ritual básico a partir desta, mas assim que aprender, você, aos poucos, irá compor melhores rituais ao Deus da Guerra.
Ogou é um grande amante também. Ele ama as mulheres. Muitas vezes, ele pode se insinuar para as mulheres, enquanto está manifestado na cabeça de alguém. Há músicas para Ogou que dizem que ele sofreu por meio do trabalho e nem mesmo comia, simplesmente para poder comprar um vestido para agradar a uma mulher. Ogou é uma Loa da masculinidade, do pênis ereto e do sangue.
Ele é associado com o fogo. Muitas vezes pode ser encontrado um Ogou fe, ou ferro de Ogou, na decoração de um Templo Vodu. Este ferro, chegando a meio metro do chão, é elaborado por meio de cerimônias específicas realizadas em cima dele, antes de instalá-lo. Uma fogueira é feita em torno deste ferro durante as cerimônias. Se a cerimônia é especificamente para Ogou, este pode ser o foco.
Ogou é muitas vezes invocado durante as batalhas mágicas. Muitas vezes, Houngans e Mambos estão envolvidos em guerras mágicas um contra o outro, ou contra um inimigo. Há também músicas, chante puen, que se canta durante a cerimônia contra alguém para "Kraze-la". "Kraze" significa para quebrá-lo.
Ogou também é rege sobre a justiça. Na Nigéria, as pessoas costumavam jurar sobre a machete de Ogou da mesma maneira como as pessoas juram sobre a Bíblia no tribunal hoje. Diz-se punir as pessoas que falam sobre coisas que não lhes dizem respeito. Ogou representa batalha, todos os tipos: com outras pessoas, com o governo, consigo mesmo, contra estranhos.
Como todas as Loa, Ogou tem músicas que são sagradas para ele. Algumas das canções são direcionadas para um aspecto específico do Ogou. Outras canções são canções para Ogou em geral. Ainda outras músicas combinam os nomes dos vários Ogous, e eles podem estar interagindo. Todos os Ogous são muito próximos e relacionados. Alguns Ogou são consideradas Petro, ou para ser servido nesse rito. Todos os Ogous, no entanto, são servidos dentro do rito nagô. A nação nagô vem apenas entre Rada e Petro, na verdade. Então você tem Rada e Petro Ogou.
As cores dele são azul e vermelho. Branco também pode ser adicionado se você estiver servindo um Ogou que é considerado Rada. Você vai notar que o azul e o vermelho são as cores da bandeira do Haiti. Vermelho, branco e azul são as cores da bandeira dos EUA, também considerado uma nação tipo de superpotência e guerreira.
Você pode comprar lenços vermelhos e azuis para Ele se veste de caqui também. Você pode optar por, pelo menos, levá-lo uma camisa cáqui militar. Ele pode usar um chapéu Panamá, um chapéu de palha particular. Ele pode até se vestir como um general. Alguns Ogous são conhecidos como soldados.
Animal sacrificial de Ogou é um galo vermelho. O galo maior e mais bonito. Ele também aceita touros como sacrifício. Mas acredito que o galo é suficiente :)
Ogou gosta de beber rum, especialmente os Ogou Petro, embora prefiram kleren. O rum pode ser embebido em ervas diferentes de acordo também com o Ogou.
Você pode servir Ogou
arroz e feijão vermelho
velas vermelhas
frutas frescas, como bananas e mangas em particular, pois está associada com ele
carne vermelha crua
frango
batata-doce
Você deve servi-lo em um kwi (cabaça tigela). Você pode dar a ele um facão e um charuto também.
Você pode usar uma grande rocha ou o fundo de uma panela para bater o facão e fazer algum barulho. Enquanto você faz isso, chame Ogou. É melhor se esta pedra foi especialmente preparada por um Houngan ou Mambo como uma puen (canção) para chamar Ogou. Dessa forma, vai chamar a atenção dele mais rapidamente. Grite por Ogou. Dance para Ogou, e cante para Ogou.
Você também pode chamar Ogou usando um chocalho e agitando-o nas quatro direções. Mostre suas oferendas também para as quatro direções. Normalmente, quando o alimento é dado a um Loa, uma vela é colocada no centro e acesa.
Quando tiver terminado, peça para Ogou atendê-lo. Peça-lhe para encontrar-lhe um emprego, se é isso que você precisa (isso é uma tarefa particularmente boa para pedir a Ogou, pois é o Loa dos empregos). Diga a ele para protegê-lo, basicamente, peça o que você precisar. Então você deve agradecer a ele e sair. Depois de pelo menos 24 horas, você pode levar a comida para a floresta ou mata e deixá-la lá.
Deixe o rum e outras bebidas no altar. Deixe o seu facão lá também, junto com seus outros presentes.Quando você quer chamar Ogou, use o seu rum para chamá-lo. Mantenha Ogou feliz e ele vai trabalhar duro por você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário