terça-feira, 11 de outubro de 2016

Pomba Gira Maria Mulambo

Nascida em berço de ouro, aos 15 anos foi vendida em casamento para um rei de 40 anos. Casada sem amor, era relatada como amaldiçoada por não conseguir engravidar. Caridosa, em uma de suas visitas ao povoado, conheceu um viúvo com 3 filhos pequenos.
Sofria as violências diárias do rei, e sabendo disso seu amado propôs que fugissem e ela foi apenas com a roupa do corpo. O rei procurou e desistiu, até saber que Maria estava grávida, e que a árvore que não dava frutos era ele. A caçou para limpar sua honra. Após capturada, foi atirada ao rio com 2 pedras amarradas , sem que o povo soubesse. Com o passar do tempo, e seu amado sem notícias suas, percebeu que a beira do rio nasciam belas flores e pescavam como nunca, ele por intuição nadou e teve uma surpresa: Ela estava intacta e vestida como rainha, foi retirada da água e teve um funeral digno da majestade.
(Aluca) - Muito conhecida e respeitada em qualquer terreiro de Umbanda, Maria Molambo é um exemplo de como podemos evoluir quando trilhamos um caminho de ajuda e caridade aos irmãos mais necessitados.
Acostumada a bem atender a todos que procuravam sua ajuda nos Terreiros onde trabalhava, esta pomba-gira sempre foi muito requisitada para qualquer tipo de serviço.
O seu objetivo era ajudar aquele que estava à sua frente e assim ela fazia o que lhe era pedido. Infelizmente, as pessoas que procuram um Terreiro de Umbanda nem sempre procuram com sentimentos nobres, de ajuda, amor e caridade. São movidas, muitas vezes, por sentimentos mesquinhos de ódio e vingança. Assim, atendendo a estas pessoas, muitas vezes Maria Molambo se via obrigada a fazer trabalhos de vibração inferior, onde além de prejudicar a "vítima" daquele trabalho, prejudicava a pessoa que fazia o pedido, aos dirigentes do Terreiro e a si própria, já que pela "Lei do Retorno", recebemos de volta tudo aquilo que fazemos ao nosso semelhante.
CAMINHOS
*Maria Mulambo da Estrada
*Maria Mulambo da Lixeira
*Maria Mulambo do Cabaré
*Maria MUlambo Sete Catacumbas
*Maria Mulambo da Calunga
CARACTERÍSTICAS
Ferramentas> Ponteiras, vassouras, adagas, alguidar, rosas, pontos riscados.
Bebidas: Champagne, licores doces, batidas doces.
Fuma: Cigarrilhas finas ou cigarro.
Guia: Vermelha e preta, vermelha, branco e vermelho, amarelo e preto.
Velas> Vermelha e preta, vermelha, branca e amarela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário